segunda-feira, 30 de abril de 2012

Manual de Normas e Procedimentos Vigentes (Portaria 331/10-SMSU)





PORTARIA 331/10 - SMSU

EDSOM ORTEGA MARQUES, Secretário Municipal de Segurança Urbana, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, e

CONSIDERANDO a necessidade de organizar e compilar a legislação vigente aplicável à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a cada Unidade subordinada;

CONSIDERANDO que a análise técnico-normativa na regulamentação de procedimentos deve ser tratada no âmbito do Programa de Qualidade da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
RESOLVE:

Art. 1º - Instituir o Manual de Normas e Procedimentos vigentes, aplicáveis à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e às Unidades subordinadas, a seguir relacionadas:
I – Guarda Civil Metropolitana - GCM;
II – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC;
III – Supervisão das Juntas do Serviço Militar - SGJSM.
IV – Centro de Formação em Segurança Urbana - CFSU;
V – Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana - CGGCM;
VI – Ouvidoria da Guarda Civil Metropolitana - OGCM;
VII- Coordenadoria de Análise e Planejamento - CAP;
VIII – Coordenadoria de Administração e Finanças - CAF;
Art. 2º - O Manual de Normas e Procedimentos será constituído de uma compilação de dispositivos legais e normativos em vigor, aplicáveis à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a cada Unidade subordinada.
Art. 3º - O Manual de Normas e Procedimentos dedicará um capítulo para cada Unidade subordinada, abrangendo a seguinte estrutura básica de normativos:
I – Leis
II – Decretos
III - Portarias Intersecretariais
IV- Portarias
V – Convênios
VI – Termos de Cooperação
VII – Resoluções
VIII – Ordens Internas
IX – Instruções Normativas
X – Procedimentos Operacionais Padrão
XI – Procedimentos Administrativos Padrão
XII – Ordens de Serviço
XIII – Comunicados
XIV – Memorandos Circulares
Art. 4º Fica criado Núcleo Técnico de Normas e Procedimentos composto por um representante de cada órgão relacionado no artigo 1º, de um representante do Núcleo Técnico de Gestão pela Qualidade e de um representante da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que o coordenará, a serem indicados pelo respectivo dirigente, no prazo de 05 (cinco) dias, a contar da publicação desta Portaria.
§1º - Os representantes da Núcleo Técnico de Normas e Procedimentos deverão ser bacharéis em ciências jurídicas ou ter conhecimento da legislação atinente a respectiva Unidade.
§2º – Os representantes a serem nomeados desempenharão as atividades do Núcleo Técnico de Normas e Procedimentos sem prejuízo de suas funções.
Art. 5º - Compete ao Núcleo Técnico de Normas e Procedimentos:
I – compilar os normativos vigentes encaminhados pelas Unidades subordinadas à Secretaria Municipal de Segurança Urbana;
II – analisar a compatibilidade técnica e jurídica de novos normativos propostos pelas Unidades subordinadas à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, previstos nos incisos de I a XI do artigo 3º:
III – elaborar o regulamento do Manual de Normas e Procedimentos, identificando os normativos que podem ser baixados por nível hierárquico e os requisitos básicos que devem ser observados;
IV – propor cronograma de novos normativos que podem ser formulados, considerando-se as prioridades estratégicas focadas em resultados, em conformidade com o Programa de Qualidade da SMSU.
Art. 6º - As Unidades subordinadas à Secretaria Municipal de Segurança Urbana deverão organizar, relacionar, elaborar índice remissivo e apresentar ao Núcleo Técnico de Normas e Procedimentos os normativos vigentes a elas aplicáveis no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da publicação desta Portaria.
Art 7º - O Manual de Normas e Procedimentos será disponibilizado nas páginas da Intranet e da Internet da Secretaria Municipal de Segurança Urbana pela Divisão de Tecnologia da Informação, da Coordenadoria de Administração e Finanças, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da aprovação do Secretário Municipal de Segurança Urbana, observados os critérios para divulgação interna e externa.
Parágrafo único – A inserção de novos normativos será precedida de análise do Núcleo Técnico de Normas e Procedimentos e da aprovação do titular da Pasta.
Art. 8º - Caberá ao Centro de Formação em Segurança Urbana promover a capacitação necessária dos integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e de suas Unidades subordinadas quanto à elaboração, formatação, padronização e utilização do Manual de Normas e Procedimentos.
Art 9º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA, aos 15 de setembro de 2010.
EDSOM ORTEGA MARQUES Secretário Municipal de Segurança Urbana.

download aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário